Papel Machê


Com o papel machê teve origem na china dois seculos antes de cristo, com o machê é possível fazer muitas coisas legais, como brinquedos, mascaras, travessas, luminárias e etc ... Na Noruega foi construída uma igreja inteira de papel machê, antigamente esta técnica também era utilizada para confecção de carruagens  e utensílios domésticos.



Materiais   
Para fazer papel machê você vai precisar de:

  • jornais,
  • água,
  • cola e
  • 1 bacia.


A proporção é de 30g de cola para cada 500g de papel







Como fazer:

1 - Corte o jornal em tiras. Os pedaços não podem ser muito grandes para que ele desmanche mais rápido. Coloque os pedaços na bacia.

2- Despeje água até que cubra os jornais picados e deixe amolecendo de um dia para o outro. Um dica é colocar um pouco de água sanitária para sair o cheiro ruim causado pelas tintas do jornal.

3 - No dia seguinte, retire os jornais que formaram uma massa e exprema para tirar o excesso de água.

4 - Recoloque a massa na bacia, coloque a cola e misture até que fiquei homogênea e compacta. Amasse bem essa massa e ela estará pronta para usar.

5 - Após fazer sua peça você pode passar um verniz para dar brilho e também para impermeabilizar.





Dicas: 

  A massa deve ser utilizada no máximo de um dia para o outro, se quiser conserva-la por mais tempo enrole a massa em um plastico e guarde na geladeira, assim ela se mantem conservada por meses 


Se a massa estiver mole você pode corrigir a consistência adicionando gesso


Para modelar objetos complexos que necessitem de uma massa com aspecto suave, pode se preparar a massa no liquidificador














Veja neste vídeo todas as etapas da preparação da massa e aprenda a fazer uma tigela


Veja abaixo algumas ideias  legais que voce pode fazer com papel machê