Prisma - Conhecendo as Cores

Você sabe como percebemos as cores ???


Para que existam as cores é preciso existir a luz, a luz é composta por varias ondas e cada uma delas é uma cor, o conjunto de dessas cores formam a luz branca, usando um prisma podemos separar a cor branca e ver quais as cores que ela contem.



 outra curiosidade é que nossos olhos não enxergam todas as cores que existem podemos perceber apenas algumas


geralmente dizemos que os objetos tem cores, mais na realidade os objetos tem capacidades de reflexão diferentes, quando se muda a fonte de luz a cor do objeto também se altera. Você sabia que as  cores que vemos nos objetos são as cores que o objeto não tem, vou citar como exemplo lápis azul, se o lápis é azul significa que ele é capaz de absorver as outras cores 





Newton explicou que a luz que consideramos branca é, na verdade, uma luz composta de várias cores. Para comprovar tal fato, decompôs a luz com a utilização de um prisma triangular de cristal. Através desse prisma passava um feixe de luz que se decompunha nas cores básicas.

Faltava, no entanto, comprovar que a luz branca é proveniente da soma dos espectros luminosos. Foi a partir daí que surgiu o disco de Newton. Ele é pintado com as mesmas cores que compõem o espectro da luz branca. Ao girá-lo com intensidade, a cor branca aparece uniformemente, devido à incidência de luz.